MG tem presídio exclusivo para detentas com filhos recém-nascidos

Minas Gerais é o único Estado do Brasil que possui um presídio especial para receber detentas gestantes ou com filhos recém-nascidos. Uma reportagem do site UOL Notícias publicada em 27 de novembro mostra o Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, que abriga hoje 44 mulheres.

Suas histórias são parecidas: a maioria jovens com um ou mais filhos, com pouco ou nenhum apoio do pai da criança ou da família, condenadas por tráfico de drogas, assalto a mão armada e até homicídio. Mas o local onde cumprem pena é diferente. No Centro, elas tem a chance de se recuperar, sem perder os laços com seus filhos. Além disso recebem atendimento médico, psicológico e jurídico e participam de cursos proficionalizantes.

No lugar de cadeados e paredes escuras, berços e decoração infantil. Os bebês podem ficar ali até completarem um ano de idade. Depois disso, a mãe volta para o presídio de origem para cumprir o resto da pena e a criança é encaminhada, geralmente, para parentes da detenta, pelos assistentes sociais do grupo.

O presídio, construído pelo governo Aécio Neves em janeiro deste ano, tornou-se referência nacional. Poucos meses depois, em maio, foi sancionado um projeto de lei da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) para garantir a criação de berçários e creches decentes em unidades prisionais para que as crianças permaneçam perto da mãe até os sete anos.

Mais uma vez, o Governo de Minas saiu na frente, com um projeto que busca melhorar e humanizar o sistema carcerário brasileiro e a ressocialização de presos.

Fonte: Presídio mineiro dá exemplo ao permitir que detentas cumpram pena junto de seus filhos

Conheça outras ações de vanguarda do governo Aécio Neves na área de segurança pública: www.aeciofaz.blogspot.com

Deixe um comentário