Eleitorado mineiro considera desempenho de Aécio Neves melhor do que o de Lula

Uma pesquisa encomendada pela Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – ao Instituto Vox populi, no final de dezembro de 2009, mostra que três quartos do eleitorado mineiro aprovam o governo Aécio Neves. Na comparação entre os desempenhos dos governos Federal e Estadual, este sai na frente, ainda que por uma pequena margem de votos. 

De acordo com o Vox Populi, a avaliação do desempenho do governo Lula como ótimo/bom variou de 70% em março deste ano para 73% em dezembro. Já a gestão de Aécio foi considerada como ótimo/bom por 76% do eleitorado, índice semelhante ao registrado em março (75%). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Como segundo maior colégio eleitoral do país, depois de São Paulo, Minas terá um papel fundamental nas eleições de 2009. Para o diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, o eleitorado imagina que Aécio e Lula podem trabalhar juntos no futuro, mesmo tendo trajetórias diferentes, o que não acontece em outros estados, mas considera pequena a proporção de pessoas que considerarão apenas uma indicação deles na hora de escolher o candidato.
Aposta na economia
O índice de aprovação de Aécio Neves cresceu sem interrupções desde sua posse, até a última pesquisa. Em março de 2003, o governo do tucano era considerado ótimo/bom por 43% do eleitorado mineiro. O bom desempenho da economia mineira também ajuda a explicar os resultados. Em dezembro de 2008, 67% dos entrevistados acreditavam que a economia estava progredindo. Agora, são 72%, recorde na gestão Aécio (TH).

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Deixe um comentário